Quando falamos em construção já pensamos na dor de cabeça e nos contratempos que ela pode acarretar, não é mesmo? Mas não pense que eles acontecem sem motivos! Isso ocorre devido aos inúmeros erros durante o planejamento e a execução de uma obra. Sendo assim, para evitar quaisquer controvérsias, separamos para você os principais erros que ocorrem durante uma obra, seus efeitos e o que pode ser feito para impedi-los.
Durante a execução de um projeto, é normal e compreensível que o escopo inicial precise passar por algumas reformulações. Geralmente, as alterações acontecem devido a uma nova ideia ou mesmo novas necessidades do cliente.
Nesse sentido, não esqueça que o cliente raramente terá noção do quanto essas “pequenas” alterações podem impactar no andamento da obra, mas ele também não quer sentir isso.
Logo, o peso de lidar com essas situações caem sobre você. Mas, existe um jeito de evitar ou ao menos minimizar esses contratempos.
Como evitar: durante as fases de planejamento do projeto, busque listar os objetivos finais da obra. Como, por exemplo: O que o cliente quer? Ambientes mais iluminados, banheiro maior, cozinha ampla e arejada, hall de entrada do prédio grande, salas de reuniões compactas, etc.
Estes são objetivos essenciais que precisam constar no planejamento da obra e é fundamental que ambas as partes estejam alinhadas.
O planejamento é a primeira fase de uma obra, ele é imprescindível para que sua construção tenha êxito. Os principais erros nessa etapa são a falta ou falha na elaboração de orçamentos, falta de projetos, não elaborar cronogramas e não contratar mão de obra especializada. As consequências dessas falhas provocam atraso na entrega final, aumento do custo com material e da mão de obra.
Como evitar: Para que esses tipos de problemas não aconteçam, faça todos os orçamentos e estimativas de gastos de materiais e mão de obra.
Cada ação feita por alguém dentro do campo de obras interfere no andamento e execução do projeto. Ou seja, é extremamente importante que todos os envolvidos estejam cientes sobre o passo a passo e possíveis mudanças.
Lembre-se que a comunicação interna deve estar clara para evitar perda de informações ou duplas interpretações. Ordens de projeto, por exemplo, mesmo que simples, precisam passar pelo cliente, setor administrativo, arquitetos, engenheiro responsável e mestre de obras, antes de chegar ao operário.
Como evitar: para que a integração das áreas aconteça de maneira eficaz, mantenha as documentações do projeto de forma centralizada e de fácil acesso a qualquer colaborador envolvido. Além disso, tente evitar enviar muitos e-mails e fazer telefonemas que possam confundir a frente de serviço.
Não fazer a análise do solo pode acarretar em surgimentos de inúmeras patologias na construção. Por isso é de suma importância essa análise, em razão de que dependendo da área escolhida para realização da construção, o solo presente pode não suportar a carga máxima do concreto e de toda sua estrutura.
Como evitar: Contratando Profissionais habilitados e capacitados para estudos e analises de Solo.
Para que seja uma obra de sucesso é necessário a elaboração dos projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidráulicos e sanitários. Estes são extremamente importantes para a obra e devem ser feitos com muita atenção. Abaixo, listamos alguns erros de projetos que comprometem a execução da obra.
Como evitar: Contratação de profissionais qualificados para elaborar todos os projetos.